Notícias sobre Justiça, leis e a sociedade: fatos e análises.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Momento exige sensatez de sindicato e de empresas

As atitudes tomadas pelas grandes empresas de Limeira face à crise financeira (demissões e férias coletivas) vão exigir sensatez e muita cautela por parte do sindicato dos metalúrgicos.

É sabido que a relação das empresas com o sindicato nunca foi das melhores e, em meio a uma crise, não será diferente. As empresas, infelizmente, terão de tomar ações drásticas para sobreviverem a turbulência. Está acontecendo em todo o País, não poderia ser diferente em Limeira.

O sindicato, é claro, deve negociar o que for de interesse dos trabalhadores. Mas os dirigentes devem entender que enfrentar a direção das empresas nesta fase também não é bom negócio e só vai tornar a situação mais delicada.

Férias coletivas, como na ArvinMeritor, e demissões, como na Invicta e na TRW, não são boas notícias para o final do ano. Mas, convenhamos, a bolha automobilística não poderia continuar do jeito que está. Agora, as empresas vão ter de se ajustar a nova realidade e isso não se faz sem mudanças, inclusive no número de funcionários.

Sensatez, portanto, é o que se exige neste momento. Tanto do sindicato como das empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário