Notícias sobre Justiça, leis e a sociedade: fatos e análises.

domingo, 19 de outubro de 2014

Secretário diz que houve, sim, suspeita de ebola em paciente internado na Santa Casa

O secretário de Saúde, Luiz Antônio da Silva, escreveu neste domingo, em rede social, que houve, sim, a suspeita inicial de ebola em um paciente que deu entrada na última sexta-feira na Santa Casa.

Reproduzo o que ele escreveu:

"A cidade esta preparada, e não haverá surpresas. Em caso de risco, a suspeita sempre existirá, claro, se chega um paciente, que se enquadre nos protocolos de risco, será suspeito, óbvio. Até que seja descartada a hipótese, haverá a suspeita, este é um princípio elementar da medicina. Portanto, a suspeita houve, e não se trata em nenhuma hipótese de criar pânico, mas de proteger a população. Na vida, todo cuidado é pouco, e na medicina, todo cuidado, chega a ser insuficiente, por vezes...".

O pronunciamento do secretário é importante porque, além de confirmar a suspeita, que foi publicada pela Gazeta de Limeira, joga mais luz sobre o que é publicado nas redes sociais, em especial a uma postagem feita pelo médico Rafael Camargo.

Rafael, que, segundo informações colhidas, não estava no plantão da Santa Casa no momento, escreveu neste sábado, às 10h35, que "não houve nem há suspeita de ebola na cidade". Naquele horário, evidente, os exames já haviam descartado o caso.

O comentário do médico teve, até a tarde deste domingo, 560 compartilhamentos. Entre os inúmeros comentários, houve quem o chamasse de herói e quem dissesse que votaria nele - ele concorreu a deputado estadual e é o 33º suplente de sua coligação.

O posicionamento do médico desmentia o que o provedor da Santa Casa e o secretário disseram à reportagem da Gazeta na sexta-feira à noite.

Agora, o secretário confirma a informação de que, realmente, a suspeita inicial era ebola e, felizmente, foi descartada.

O resultado do exame já foi trazido hoje pela Gazeta.

Lamento que o médico, além de ter publicado informação que não bate com o que diz o secretário, não tenha dito aos seus seguidores que pode ser febre chikungunya - que não é ebola, mas é outra doença que merece alerta à população.

Tudo bem. A imprensa faz esse papel.

*Crédito da imagem: Prefeitura de Limeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário