Notícias sobre Justiça, leis e a sociedade: fatos e análises.

domingo, 5 de outubro de 2014

Adiamento de multinacional é opção empresarial que dispensa oportunismo político

O prefeito Paulo Hadich revelou, nos últimos dias, as razões do atraso da vinda da Samsung a Limeira. A Gazeta de Limeira publicou reportagem a respeito no domingo passado.

Durante todos os estes anos, desde seu anúncio efusivo em setembro de 2011, com direito à presença do governardor Geraldo Alckmin, a empresa manteve, oficialmente, um posicionamento estático, no sentido de que continua a estudar o mercado.

Jamais especificou detalhes, por motivos estratégicos empresariais, mas sempre se soube, nos bastidores, que as desonerações, promovidas pelo governo federal nos últimos anos para eletrodomésticos, fizeram com que a Samsung se debruçasse mais a respeito da investida na produção de itens da linha branca.

Hadich e o secretário de Desenvolvimento, Wladimir dos Santos, divulgaram a última informação que tiveram no mais recente encontro com os representantes da Samgung. A empresa está concentrada no mercado de celulares, daí o adiamento de 3 anos do projeto para Limeira.

A opção em priorizar a linha de celulares é uma estratégia privada, a qual o Poder Público e a sociedade limeirense, ansiosos desde 2011, devem respeitar.

Muitos questionam Hadich, mas usar o atraso para atacá-lo não passa de puro oportunismo político.

Primeiro, porque seria sandice imaginar que o atual governo não queira ou não meça esforços para que a Samsung venha logo.

Os benefícios para Limeira são imensos, ninguém desperdiçaria este presente.

Segundo, porque aquilo que estava ao alcance da Prefeitura foi feito, razão pela qual, a pedido da Samsung, Hadich enviou projeto para a Câmara Municipal e os vereadores aprovaram a prorrogação dos incentivos fiscais que Félix havia implementado para atender os coreanos.

Se o adiamento por 3 anos se concretizar, abrangerá, nesse período, a campanha eleitoral de 2016. Tomara que os desafiantes de Hadich não façam uso político da situação.

Do resto, é torcer para a empresa não desistir de Limeira e rever seus prazos.

*Ampliação de nota originalmente publicada pelo autor na coluna Prisma, na Gazeta de Limeira, edição de 01/10/14

**Crédito da foto: Prefeitura de Limeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário