Notícias sobre Justiça, leis e a sociedade: fatos e análises.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Denúncia cidadã

Texto do autor publicado na coluna Prisma, edição de hoje (25/05/09) da Gazeta de Limeira:

"Às vésperas da lembrança de mais um Dia do Meio Ambiente, que será comemorado nesta sexta-feira, um texto publicado na última semana nesta Gazeta dá mostra de que quando existe disposição para uma ação, seja num simples ato de denunciar, pequenas contribuições podem fazer qualquer cidadão ajudar a preservar o meio ambiente ou quando isso não é mais possível, ao menos colaborar para uma possível punição de quem ainda insiste em manter postura ambientalmente incorreta.

Após uma denúncia, a reportagem detectou desmatamento recente e o represamento de uma nascente em Engenheiro Coelho.

A estranha autorização dada por um funcionário da Casa da Agricultura, agora, será investigada pela Polícia Militar Ambiental, que tomou conhecimento do caso pela equipe de repórteres. Os PMs constataram o crime ambiental.

Nada, porém, fará trazer de novo os troncos retirados, as raízes queimadas e todas as outras degradações feitas no local. “Aqui não adianta reclamar. Ninguém toma providências”, diz um morador.

Adianta, sim, mas a descrença com as autoridades é tamanha que deixa por prevalecer a inação de quem não deveria se acomodar.

Denunciar os abusos cometidos contra o meio ambiente impõe-se como um imperativo em uma sociedade que deseja um futuro melhor para suas gerações.

Não se pode deixar que o desenvolvimento sustentável seja apenas uma peça política em que a primeira palavra sobressaia sobre a segunda.

Nesta semana que entra, muitos serão os encontros e debates promovidos a respeito do meio ambiente.

Proporcionar a discussão aos mais jovens é fundamental, assim como incentivar o (re) plantio de árvores em áreas degradadas, mas deixo aqui o meu incentivo para que as pessoas façam uso pleno de cidadania e denunciem crimes ambientais às autoridades competentes e à imprensa, como fizeram os moradores de Engenheiro Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário