Notícias sobre Justiça, leis e a sociedade: fatos e análises.

terça-feira, 30 de junho de 2009

Vereadores das comissões de reuso da água e trabalho informal se reúnem

A Comissão de Assuntos Relevantes formada para estudar a reutilização da água em atividades comerciais e industriais se reuniu na manhã desta terça-feira (30/6) para direcionar os trabalhos(*).

Os vereadores Carlinhos Silva (PDT), Ronei Martins (PT) e Nilce Segalla (PTB) integram a comissão.

"Vamos agendar para a primeira semana de agosto visitas às empresas Burigotto, Zetti Galvânica e Mikron, que já trabalham com a reutilização da água para conhecer os mecanismos dos equipamentos, esclarecer nossas dúvidas sobre este tema, saber sobre os investimentos e economia e posteriormente voltaremos a nos reunir para levar estas informações para outros segmentos de diversas atividades comerciais de Limeira que poderão também implantar o sistema de reutilização de água", informou Silva, presidente da comissão.

Carlinhas estima que serão necessários mais 120 dias de atuação da comissão, em função da extensão do tema.

Trabalho no setor de joias

Os mesmos vereadores integram também a comissão que estuda as condições de trabalho informal no setor de joia folheada e bijuteria.

Ronei, que preside esta comissão, informou que a cidade será dividida em setores e serão feitas reuniões nos bairros com os trabalhadores informais do segmento.

"Vamos conversar com os trabalhadores, com os empresários, com representantes do Sindijoias e Aljoias para tratar do tema. Não queremos acabar com o trabalho informal, queremos é substituí-lo por um trabalho mais digno", explicou Ronei.

Os vereadores querem levar sugestões de trabalho em cooperativa e com economia solidária.

"Queremos apresentar para as empresas e para estes trabalhadores informais a oportunidade de conhecer o trabalho de cooperativa, com ações definidas, garantindo ao trabalhador o direito de se proteger, de sair do atravessador", diz o petista.

A comissão vai abordar dentro dos estudos questões como meio ambiente, o trabalho do menor de idade, o trabalho da mulher, questões de segurança (riscos de acidentes), LER. Os vereadores voltam a se reunir em agosto.

Existe a possibilidade dos integrantes da comissão irem até Franca, onde existiam problemas no trabalho informal da confecção de calçados e hoje mudou.

* Com informações da assessoria de imprensa da Câmara Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário