Uma nova polêmica surgiu no meio jornalístico.
A Petrobras criou no início do mês um blog onde coloca as respostas dadas pela assessoria de imprensa aos questionamentos feitos pelos jornalistas. O mais curioso é que as informações vão na rede antes mesmo das reportagens serem publicadas.
Os grandes veículos de comunicação, como Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e O Globo, bradaram críticas neste final de semana. Alegam que, desta forma, o veículo concorrente obtém as mesmas informações e sabem qual pauta o outro trabalha.
A Petrobras alega que não existe quebra de confidencialidade porque as informações que coloca no blog são suas, ou seja, públicas. Diz ainda que o conteúdo das perguntas é particular e não é levado ao ar. Desta forma, somente são tornadas públicas as respostas. Diz que é para expor o posicionamento completo da empresa sobre determinado assunto, sem a edição feita por repórteres e redatores.
Particularmente achei a ideia genial, do ponto de vista institucional da empresa. Colocar as informações do jeito que são passadas aos jornalistas é uma forma de, muitas vezes, desmascarar o jornalismo irresponsável e manipulador.
Só não acho ético tornar públicas essas respostas ANTES de as reportagens serem publicadas nos veículos de comunicação. Trata-se de um desrespeito aos colegas de profissão - quem atua no meio sabe a frustração que é ter o conteúdo de sua reportagem vazado para o concorrente antes de você publicá-lo.
Um especialista em legislação de imprensa consultado pela Folha avaliou que não há ilegalidade jurídica no ato da Petrobras. Ou seja, os jornais vão espernear a vontade, mas não haveria como contestar o blog. Pode ser, mas ainda acho um desrespeito velado ao profissional de imprensa divulgar as respostas antes das reportagens serem publicadas.
Não podemos esquecer também que, ainda que a Petrobras diga que a atitude tenha como objetivo levar transparência, ela é uma empresa fortíssima em todos os aspectos, incluindo o político. De nada adianta querer parecer transparente se as informações levadas ao blog tiverem conotação política - ou seja, mostrar o que é bom, esconder o que lhe é negativo.
E vocês, leitores, o que acham da atitude da Petrobras?
segunda-feira, 8 de junho de 2009
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