Notícias sobre Justiça, leis e a sociedade: fatos e análises.

domingo, 14 de junho de 2009

MP abre investigação sobre Museu da Joia Folheada

A Promotoria da Cidadania instaurou no início do mês um procedimento investigatório para apurar eventuais irregularidades na construção, manutenção, nomeação de agentes públicos e aquisição de acervo para o Museu da Joia Folheada.

Museu que será instalado na obra que seria destinada ao Paço Municipal, na Vila Jacon, e que tem como superintendente Marcos Camargo, ex-secretário de Cultura no governo D'Andrea, assessor técnico e secretário-geral da Câmara Municipal no final da década passada.

Conforme o jornalista João Leonardi, do site Jornalistas.blog.br, Marcos tem um salário de R$ 5.580, de acordo com a lei 455, de 1º de abril de 2009.

Recentemente, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) julgou regular a licitação e o contrato das obras, sob encargo da empreiteira Sâmara Incorporação e Construção.

O projeto foi prometido no primeiro mandato de Félix e somente agora parece sair do papel.

Mas já tem histórias. Uma fonte revelou que Félix tinha tanta pressa para inaugurar esse projeto que, há alguns anos, deu R$ 30 mil a funcionários para que fossem compradas joias em São Paulo para começar o acervo.

Foi avisado que um museu precisa comportar objetos que tenham algum valor histórico, como geralmente se espera de um museu.

Atualização das 19h42: A ideia de Félix de comprar peças, descrita acima, foi descartada e não foi posta em prática.

2 comentários:

  1. Rafael, Boa tarde! Quanto ao acervo, devo esclarecer que NÃO possui nenhuma joia comprada. NO acervo constam peças feitas por designers limeirenses retratanto inspiradas em predios e/ou fatos historicos (Boa Morte, Machinas SP, ciclo da laranja, etc), máquinas antigas das 1as. fabricas de joias e bijuterias (Nagalli, Degan), fotos e doc da 1a. fabrica de joias da cidade (CARDOSO). POr isso vamos contar a historia do ouro e da bijuteria atraves de peças,maquinas,doc e fotos;como convem a um Museu.Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos, o acervo descrito por você é justamente o que se espera de um museu de joia folheada.

    Por isso a ideia inicial de Félix, dada há pelo menos três anos, foi descartada de imediato.

    Deixo claro aqui que a ideia do museu é boa, e muito positiva para uma cidade que agora é oficialmente denominada "Capital da Joia Folheada". Bem utilizada, pode ajudar a desenvolver um potencial turístico para Limeira.

    Obrigado pela leitura do blog e pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir

Envie seu comentário