Notícias sobre Justiça, leis e a sociedade: fatos e análises.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Rodoviária: mais coisas do que uma permuta

A troca da área da nova Rodoviária, aprovada pela Câmara Municipal na segunda-feira, envolveu muito mais coisas do que uma simples mudança de planos ou saída para não criar polêmica com os moradores do Parque Egisto Ragazzo, onde estava inicialmente planejada.

É claro que os protestos dos moradores, que não queriam o terminal no bairro, tiveram efeito. Mas é fato que a Cetesb não aprovava a área de imediato. No terreno primeiramente pensado, há um posto de gasolina desativado. A agência ambiental, como faz com todos os postos que fecham, quer que o proprietário faça um estudo sobre o passivo ambiental deixado. Até que isso ocorra, fica difícil liberar área para qualquer empreendimento.

Se o estudo não apontar problemas, tudo bem. Mas se houver indícios de contaminação, a Cetesb passa para uma segunda etapa, que é fazer um estudo de análise de riscos. Dependendo da gravidade, o local passa a receber monitoramento constante da agência. Como se vê, poderia ser um entrave muito grande para a Prefeitura se ela insistisse em ter ali o terminal.

Além disso, o proprietário do posto entrou na Justiça com pedido de indenização contra os donos da área. Ao que parece, ele acha que o preço da edificação estipulado pela Prefeitura na desapropriação não foi avaliado corretamente pelo Município e queria o pagamento de uma diferença.

Conta também o fato de que os proprietários da área repensaram a desapropriação após um banco de investimento anunciar na mídia local a reativação do Limeira Shopping. Eles podem estar pensando em fazer um negócio melhor com os investidores, caso eles queiram ampliar o empreendimento. Ou até mesmo reativar o posto, já que ficaria em local estratégico e de muito movimento.

Assim, a Prefeitura saiu no lucro. Evitou todos os problemas acima e ganhou uma área muito maior, de 30 mil m², não muito longe dali. E nem terá de pagar a diferença de valores, segundo reportagem de Andréa Crott. Agora, se há mais fatores ocultos nesta permuta ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário