Notícias sobre Justiça, leis e a sociedade: fatos e análises.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Finalizando sobre os presídios

Como já escrevi em artigo, essa mobilização antipresídios ocorreu por culpa exclusiva do governo do Estado, que tomou, sim, decisões sem consultar os municípios escolhidos. A falta de transparência foi um equívoco, sem dúvida.

Bastaria o governo adotar uma postura pro-ativa no sentido de oferecer compensações, como liberação de recursos para obras locais, para amenizar a sensação contrária aos presídios. Não o fez até o momento.

Há uma necessidade legítima e necessária de se construir presídios no Estado - o sistema carcerário de São Paulo está esgotado, daí a expansão. E o municípios não podem ser hipócritas em rejeitar uma cadeia se contribuem para superlotar presídios de outras cidades.

Recuar desse projeto ou postergá-lo é como adiar a solução de um problema. Não é isso o que se espera de um administrador que deseja comandar um País.

O governador José Serra (PSDB) precisa sentar e negociar com os prefeitos do interior, ou o debate, permeado de discursos ideológicos, correrá o risco de descambar para a utilização política em 2010, o que é ruim para a sociedade paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário