Notícias sobre Justiça, leis e a sociedade: fatos e análises.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Prefeitura quer reassumir merenda; diretores defendem terceirização

O prefeito Silvio Félix se reuniu na tarde de ontem com diretores das escolas municipais para discutir a merenda escolar. A Prefeitura chegou a apresentar uma proposta para reassumir os serviços, terceirizados desde 2005 para a SP Alimentação, em um contrato contestado pelo Ministério Público (MP) e Tribunal de Contas do Estado (TCE), mas houve resistência por parte dos funcionários.

De acordo com nota enviada pela assessoria de comunicações, a Prefeitura teria optado por reassumir a merenda, que seria feita por profissionais da Secretaria Municipal da Educação, devido a alterações que o setor vem sofrendo no País e também pela ideia de comprar parte dos alimentos, como frutas e verduras, da própria cidade. A proposta foi desenvolvida em conjunto pelas secretarias da Educação e da Administração.

Porém, os diretores pediram a Félix que reconsiderasse a terceirização, uma vez que avaliam ser um modelo que funciona de uma maneira melhor, embora a terceirização precise de algumas adaptações. Entre os motivos apresentados na reunião, está a falta de merendeiras e dificuldade de reposição de itens do cardápio.

Atualmente, de acordo com a nota, a Prefeitura distribui merenda para 56 mil alunos no Município, sendo 26 mil estudantes da rede municipal e o restante, da rede estadual, entre alunos do ensino fundamental (diurno) e do ensino médio (noturno).

Desde 2005, o contrato original e as prorrogações chegam a quase R$ 50 milhões e foram motivos de muitas polêmicas, como a suspeita de superfaturamento e de má qualidade dos alimentos, fatos sempre negados pela empresa e pela Prefeitura. Félix vai analisar os pontos elencados pelos diretores e deve chamá-los para uma nova conversa nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário