Notícias sobre Justiça, leis e a sociedade: fatos e análises.

domingo, 12 de julho de 2009

Reforma eleitoral favorece políticos limeirenses

Políticos limeirenses devem ter ficado felizes com o projeto de reforma eleitoral que foi aprovado nesta semana pela Câmara dos Deputados.

Pelo texto, o candidato não precisa necessariamente ter suas contas aprovadas para disputar um novo pleito.

O atual prefeito Sílvio Félix (PDT) - ao lado* - teve suas contas de campanha desaprovadas pela Justiça Eleitoral em 2004, quando elegeu-se pela primeira vez prefeito de Limeira, com 56 mil votos.

Esta desaprovação, aliás, motivou um pedido de impugnação no ano passado, feito pelo advogado, assessor tucano e desafeto Valmir Caetano. A ação foi rejeitada pela Justiça, a pedido do Ministério Público, porque faltava entendimento pacificado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a partir de quando começaria a vigorar a resolução que proibiria políticos com contas desaprovadas de concorrerem.

O maior rival de Félix nos tempos atuais, o empresário e proprietário da TV Mix Regional, Lusenrique Quintal (DEM), também teve desaprovadas as contas de 2004, quando disputou e perdeu para Félix a cadeira do Paço Municipal.

O último recurso de Quintal (ao lado**) na tentativa de reverter a situação foi negado pelo ministro Joaquim Barbosa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em fevereiro, conforme o blog já mostrou.

Pedrinho Kühl (ao lado***), nome sempre lembrado com carinho pelo comitê local tucano, enfrentou problemas com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), que reprovou as contas municipais na época em que esteve no comando da prefeitura.

Kühl não teve na Câmara Municipal a mesma ajuda que Pejon recebeu no ano passado, quando o colega de partido teve as contas aprovadas, mesmo com determinação contrária do TCE.

Os nobres senhores da Câmara dos Deputados querem liberar todos para concorrer.

* Crédito: Câmara Municipal de Limeira
** Retirado do site www.home.alie.br
*** Crédito: Gazeta de Limeira

2 comentários:

  1. É lamentável isso hein Rafael! Uns dos poucos instrumentos anti-corrupção que temos eles tiram! Absurdo! Não sei onde vai para esse país!

    Agora mesmo acabo dever um reportagem sobre um ex guarda nazista, John Demjanjuk, que será julgado por 28 mil assassinatos. Demjanjuk tem 89 anos, câncer e só é transportado de maca. Mesmo assim ele será julgado. No Brasil... o juía Nicolau está, em prisão domiciliar porque tem mais de 70 anos de idade...

    ResponderExcluir
  2. Bota lamentável nisso, Marciél. Os deputados já nem se importam em dar na cara que legislam pra si mesmos. É por este e outros motivos que acredito que uma reforma política concreta só sairia se fosse chamada a sociedade, como a Constituinte. Parece uma medida radical e é, mas os deputados e senadores provam, a cada dia, que são indignos de realizar tal missão por estarem, evidentemente, ligados a ela enraizadamente.

    ResponderExcluir

Envie seu comentário