Notícias sobre Justiça, leis e a sociedade: fatos e análises.

sábado, 25 de julho de 2009

Tempestade em copo d'água

De Antônio Cláudio Bontorim, na edição deste sábado (24/7) da Gazeta de Limeira. Segue meu comentário na sequência:

"Tempestade....
...em copo d’água. Foi o que a Prefeitura fez com o pedido de demissão (pedido de demissão, sim!) do secretário da Fazenda, Valmir Barreira. O que foi afirmado e confirmado no período da manhã de quarta-feira à reporter da Gazeta, Érica Samara da Silva, sobre o tal pedido, durante o restante do dia virou um amontoado de desmentidos e tentativa de panos quentes sobre um único fato: um simples pedido de demissão de um secretário.

Que pecado??
Qual é o problema em alguém pedir demissão de um cargo que ocupa, seja no serviço público ou na iniciativa privada? Faz parte da dinâmica da política. E do mercado de trabalho. Há demissões em massa. Outras localizadas. Como há, também, pedidos que partem dos próprios ocupantes dos cargos. Acredito que ainda haja liberdade para isso. Seja por qual motivo for: particular, cansaço, incompatibilidade, oferta melhor de trabalho. Entre tantos outros. Conhecidos e.... até mesmo desconhecidos.

Tampo furado
A pergunta que fica é: por que tentar tapar o sol com a peneira, numa situação anunciada? Inclusive fontes mutio próximas do secretário - que diga-se, é um exemplo de competência profissional e seriedade, em uma carreira toda construída na próprio serviço público, onde começou como patrulheiro - confirmaram à reporter, “um certo cansaço” do secretário, que não é nenhum demérito para ninguém. Se ele pediu demissão, qual é problema em assimilar isso?

Pra cá e pra lá!
A correria que a notícia causou assim que chegou ao gabinete do prefeito Silvio Félix (PDT) foi uma verdadeira apoteose, na tentativa de reverter o quadro inicial para troca de posição, dentro da própria Prefeitura, descaracterizando assim o pedido de demissão. Até o próprio secretário tentou contornar, posteriormente, de forma mais amena, a situação. O que soou muito mal. Não para Valmir Barreira, mas para a administração pública municipal.

Press release
Na quinta-feira, 22, no final da tarde e início de noite, a assessoria de imprensa da Prefeitura distribui um release confirmando as novas funções (conforme foi publicado na matéria da Gazeta do mesmo dia), tanto de Barreira como da chefe de Gabinete, Eliana Chequi Della Piazza, que também estava nas “mudanças” dentro da administração, “que mantém a mesma política pública e pessoas, em especial Valmir Barreira, que é um funcionário extremamente competente e especializado”, afirma a nota. Os cargos que os dois ocuparão têm nomes pomposos: a Superintendência de Captação de Recursos, para Barreira; e Coordenadoria do Programa Microempreendedor Individual, para Eliana. Hummmmmmm!

Para finalizar
Que houve o pedido de demissão, houve! Podem fazer todos os desmentidos. E ai dá margens para interpretações. Houve, também, inépcia política na tentativa de dourar a pílula e colocar panos quentes numa situação, que simplesmente é a mais normal do mundo, em todos os setores da sociedade".


Comentário do blog:

O prefeito Sílvio Félix não sabe, definitivamente, nada de comunicação.

Seu estilo de lidar (pra não dizer outra coisa) com informação é pior do que o presidente Lula no início do governo, quando repudiava a imprensa a torto e direito.

A continuar desta forma, até pessoas que atuam de forma correta na Prefeitura correm o risco de parecerem "vacas de presépio".

Um político que não sabe lidar democraticamente com a informação perde pontos num item crucial para seu sucesso como administrador público: confiabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário