Notícias sobre Justiça, leis e a sociedade: fatos e análises.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Som alto do CarnaHard irrita limeirenses

Parte da cidade acordou sobressaltada por volta das 3h30 de sábado, quando, surpreendentemente, o volume do CarnaHard aumentou. Muitos não conseguiram retomar o sono.

Uma conhecida chegou a gravar no celular, de sua casa, o alarido do show em plena Cidade Jardim, bairro que fica a certa distância do Limeirão. Na Vila Jacon, perto da saída para Piracicaba, também ouviu-se. Na PM e no plantão da Polícia Civil, ligações atrás de ligações de pessoas reclamando.

A explicação: o caminhão de som atolou no gramado do Limeirão e os técnicos não testaram o volume da banda Batom na Cueca, a última a se apresentar. Os organizadores já admitem que vão ser multados pela Cetesb. Digo mais: correm o risco de serem investigados pelo MP e pagarem mais ainda pelos danos coletivos causados.

O promotor Luiz Alberto Segalla Bevilácqua, de volta à Limeira, promete cobrar dos órgãos públicos atuação rigorosa para punir os barulhentos. Há pontos na cidade, como a Avenida Saudades e a Dr.Fabrício Vampré, cujo limite de tolerância dos moradores foi ultrapassado. A medida é boa, mas precisamos esperar para ver na prática.

Mais um detalhe: no decreto que cedeu o Limeirão para o CarnaHard, há uma cláusula onde a Prefeitura pede aos organizadores para que preservem o gramado do estádio. Se um caminhão de som ficou atolado, é possível antevermos a situação. Os organizadores deveriam ter levado a festa pra onde o Clube dos Caveleiros fez a Festa do Peão do ano passado, para os lados do Horto. As reclamações seriam em menor número.

2 comentários:

  1. Olá Rafael!

    Aqui pelos lados do horto também tem famílias que já sofreram um bocado com a realização da festa do peão ano passado. Acredito que empurrar o barulho para a períferia vá resolver apenas o problema de uma parcela da população. Creio que seguir o exemplo de Americana seria o ideal. Eles possuem uma área do outro lado da Anhanguera, longe dos bairros...

    Estádio de futebol e ginásios devem ser utilizados exclusivamente para práticas esportivas...

    Att.
    Claudio

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela participação, Cláudio.

    É uma questão complexa, já que empurrar pra zona rural também atrapalha os sitiantes. É preciso apenas seguir os limites de som previstos na legislação, o que parece não ter ocorrido no sábado. O Limeirão, de fato, não era o local ideal para se ter a festa.

    Está na hora da Câmara, Prefeitura, associações de bairros e MP realizarem audiências públicas para discutir a questão das festas e a lei do silêncio. Daqui a alguns meses a Festa do Peão 2009 será lançada e as reclamações voltarão a ocorrer, como no ano passado.

    Está faltando participação conjunta das autoridades na questão. Parece ser isso a disposição do MP em convocá-los para discutir o problema.

    ResponderExcluir

Envie seu comentário