Notícias sobre Justiça, leis e a sociedade: fatos e análises.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Félix ignora Acil e trabalho de vereadores para discutir efeitos da crise

Em entrevista à rádio Estereosom na manhã de hoje, o prefeito Sílvio Félix demonstrou que ignora os trabalhos da Comissão de Assuntos Relevantes criada na Câmara para discutir os efeitos e buscar soluções para a cidade face à crise econômica.

Questionado se iria à reunião agendada para 4 de março com os vereadores, Félix disse não saber sobre o assunto e afirmou que o espaço adequado para discutir os efeitos da crise é o Fórum Empresarial, que reúne lideranças dos principais segmentos econômicos do município e que foi reativado em 2009, após mais de um ano inativo.

Na última quarta-feira, a ausência dos secretários Ítalo Ponzo (Planejamento e Urbanismo), João Batista Bozzi (Administração), Valmir Barreira (Fazenda) e Sérgio Sterzo (Desenvolvimento) à reunião irritou os vereadores da comissão, Paulo Hadich (PSB), Raul Nilsen (PMDB) e Sílvio Brito (PDT). Até mesmo os dois últimos, integrantes da bancada governista, sentiram-se desrespeitados pelo descaso dado pelos secretários, que foram convidados previamente por meio de ofícios.

Na mesma manhã, os quatro secretários estavam no gabinete do prefeito, quando ocorria o anúncio de verbas do PAC para o aterro sanitário. Os vereadores ensaiaram um discurso crítico forte, mas ao final do dia amenizaram o tom para evitar uma desagregação ainda maior.

Além de ignorar os trabalhos da comissão, Félix fez questão de reforçar, na mesma entrevista, que, quando se fala em comércio, a entidade parceira da Prefeitura é o Sicomércio, entidade patronal do setor, presidida pelo comerciante Rogério Delmondi, e não a Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil), a entidade empresarial mais representativa de Limeira.

A perda de diálogo com a Acil é consequência direta da postura do presidente desta, o apresentador Reinaldo Bastelli. Há meses o comunicador vem adotando uma posição crítica à administração Félix, o que se percebe facilmente em seu programa. Nos bastidores, Bastelli é tido como possível prefeiturável em 2012.

A falta de união entre a Acil e a Prefeitura é danosa à Limeira. O projeto Compras Premiadas, uma das poucas iniciativas que deram certo no comércio da cidade nos últimos anos, teve sucesso porque houve trabalho conjunto da Prefeitura, Acil e Sicomércio.

No ano passado, a ausência do projeto foi justificada por ser ano eleitoral. 2009 não terá votação, mas nada se falou até agora sobre a volta da parceria. Pelo contrário: Bastelli sustenta que o cancelamento do carnaval de rua deste ano prejudicou o comércio, que só terá um data comemorativa para vender mais em maio, no Dia das Mães. Ao criticar a administração atual, Bastelli aumenta a distância da Acil com a Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário