Notícias sobre Justiça, leis e a sociedade: fatos e análises.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

"Caçadores de Luz" - Resenha


Colega Júlio Marcondes, autor do blog Janela Objetiva (link na coluna dos informantes), resenhou o livro "Caçadores de luz", dos irmãos fotógrafos Marques. Agradecendo-lhe a concessão, post o texto na íntegra abaixo:

"Se tivesse que resumir este livro em uma palavra, seria simplicidade. Os irmãos Marques conseguem em poucas palavras, transmitir sensações das mais diversas no leitor através de suas histórias com uma enorme riqueza de detalhes. Elas nos transportam para o fato, permitindo que sintamos as angústias, alegrias e tristezas do trabalho que realizam.

Para quem pensa que esse é mais um livro feito exclusivamente para fotógrafos, engana-se.Um ponto alto é, sem dúvida, a didática usada na redação. Há contextualização do fato bem como explicação de termos técnicos isso permite a qualquer pessoa, que não faça parte desse meio profissional, leia o livro.

Mas também é uma aula para quem está começando, pois mostram as conquistas e também as dificuldades do trabalho do fotojornalista. Muitos acreditam que a profissão é fácil e cheia de glamour. As gratificações e as compensações existem, mas não sem um árduo trabalho e esforço. São pedradas, balas de borracha, tapas, fome, sede, frio, cansaço e, principalmente, a luta contra o tempo. Esses são alguns dos elementos que tornam o trabalho mais difícil e também mais prazeroso

Ao abrir o livro deparo-me com uma foto que me provocou um punctum, termo usado pelo filósofo Roland Barthes para explicar que uma imagem pode conter elementos que te perturbam, causando sensações diversas como se fosse uma “agulhada”. É a foto de um menino que se esconde atrás de um pedaço de muro com uma lágrima caindo dos olhos contida no primeiro capítulo (Guerra de Angola por Sérgio Marques). Este é um desafio para quem fala que o jornalista tem que ser imparcial e não demonstrar seus sentimentos. Como não demonstrá-los diante de uma cena como essa?

Outro trecho que me chamou a atenção foi quando Lula Marques pediu para que um repórter falasse em voz alta, em plena redação, ao coordenador de Política essas palavras: “A partir de hoje, quando um fotógrafo chegar para mostrar uma foto, prometo que vou dar atenção ao colega. Não quero mais passar o que estou passando por achar que o fotógrafo não merece respeito”. Qual fotógrafo nunca sonhou em dizer isso ao seu editor, que atire o primeiro cartão de memória. Com certeza foi um desabafo.

A única ressalva é com relação a impressão das imagens. Em alguns casos percebe-se alguma alteração na qualidade. Talvez se tivessem sido impressas em papel de maior gramatura e brilhante, ficariam melhores. Mas com certeza isso é apenas uma observação que não abala a grandeza da obra.

Em Caçadores de luz os irmãos Marques mostram que não apenas sabem construir belas imagens com a fotografia, mas também com as palavras. É uma grande contribuição para a bibliografia do fotojornalismo brasileiro que carecia de uma obra como essa".


CAÇADORES DE LUZ
Autores: Alan Marques, Lula Marques e Sérgio Marques
Editora: Publifolha
Páginas: 240

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário