Notícias sobre Justiça, leis e a sociedade: fatos e análises.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Procuradora instaura inquérito para apurar denúncias de assédio moral na Unimed

As denúncias sobre coação e assédio moral praticados por uma (agora ex) gerente da Unimed Limeira Cooperativa de Trabalho Médico contra empregados do setor de limpeza e higienização se transformaram numa investigação formal na Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) da 15ª Região, em Campinas.

A procuradora Cláudia Marques de Oliveira instaurou em 23 de dezembro um inquérito civil para apurar as denúncias apresentadas pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde e Campinas em maio do ano passado.

O caso em questão ganhou repercussão na cidade após ser apurado pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal. A gerente acusada tentou barrar a investigação na Justiça, mas o juiz Flávio Dassi Vianna indeferiu o mandado de segurança, decisão que assegurou a validade dos trabalhos dos vereadores.

Funcionárias e ex falaram aos vereadores que estariam sofrendo constantes humilhações, ameaças, cerceamento de direitos trabalhistas, férias interrompidas ou suspensas, retorno ao trabalho mesmo com licença médica e posterior demissão, entre outras situações que caracterizariam o assédio moral. Treze funcionárias foram ouvidas.

Além de coação e assédio moral, a empresa de assistência médica será investigada por utilização incorreta do banco de horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário