Notícias sobre Justiça, leis e a sociedade: fatos e análises.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Grupo do MST é flagrado visitando viveiro do Horto

Integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) foram flagrados na manhã de ontem pelo Pelotão Ambiental da Guarda Municipal (GM) em uma área do Horto Florestal, que fica no perímetro da Seção de Borbulheiras, viveiro para produção de mudas nativas e ornamentais mantido pela Secretaria Municipal da Agricultura.

O responsável pelo viveiro avistou três motocicletas com pessoas que caracterizam o movimento, portando facões, e avisou o Pelotão Ambiental. Duas viaturas foram despachadas até o local, onde foram localizadas de 10 a 15 pessoas do MST dentro da área do viveiro. O grupo estava em quatro veículos e uma moto.

Os indíviduos se identificaram como sendo do MST, mas disseram que estavam apenas visitando o local. Depois de um tempo, foram embora. Não foi possível saber se as pessoas são ou não do acampamento Elizabeth Teixeira, que ocupa um espaço cuja posse é disputada na Justiça entre a Prefeitura, MST, União e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). De acordo com o coordenador de Segurança Rural da GM, Dimas de Souza Xavier, não houve motivos para se criar alarde em relação a uma possível ocupação, mas a GM permanecerá monitorando a região.

Nesta semana, a Secretaria Municipal da Segurança Pública emitiu um alerta sobre a possibilidade de o MST invadir prédios e terrenos públicos durante o carnaval. Os rumores de uma provável movimentação surgiram após um caseiro das imediações do Horto ter sido avisado por um integrante do MST para que procurasse outro lugar para ficar, porque tomariam sua casa e destruiriam as plantações que integrarão o Museu da Fruta Brasileira, projeto que o prefeito Sílvio Félix (PDT) planeja para o local.

A Prefeitura desconfia que a movimentação pode integrar o chamado “carnaval vermelho”, planejado pelo MST para ocorrer em diversos municípios. Mas, por enquanto, não é possível fazer qualquer relação do que foi notado em Limeira com esta ação maior. O diretor-regional do MST, Francisco Paulino Alves, garantiu que não há evento político programado para as festas de carnaval e que os integrantes do Elizabeth Teixeira não fazem esse tipo de ocupação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário