Notícias sobre Justiça, leis e a sociedade: fatos e análises.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Questão de escolha

Passada a eleição, é hora de reflexões sobre recados dados pelas urnas.

E lá vem ela de novo: a reforma política foi tema central do primeiro pronunciamento da presidente reeleita Dilma.

Sua ideia de plebiscito, sepultada em 2013 após as manifestações de rua, já sofre resistências por parte de quem tinha obrigação de propor novos mecanismos, o Congresso.

Porém, quero me ater ao instituto da reeleição, em vigor desde 1998, tópico que sempre volta ao debate.

Admito que já fui mais simpático à ideia de acabar com a reeleição.

Sou um entusiasta da alternância de poder e vejo desequilíbrio quando um dos concorrentes permanece no Executivo durante a campanha.

Já citei neste espaço que seria interessante uma regra que obrigasse o postulante à reeleição deixar o poder por um período, de forma a amenizar a influência da máquina pública na eleição e se dedicar exclusivamente à campanha.

O Rio Grande do Sul mandou nesta eleição outra contribuição para o debate. Mais uma vez, o candidato que tentava a reeleição ao governo perdeu, mantendo uma tradição que dura mais de 30 anos: o Estado não reelege governador, nem partido político.

Perdura naquela região uma desconfiança permanente na continuidade política. A oposição, entre os gaúchos, é uma posição fortalecida independentemente de quem se elege.

Quando o governo não está satisfatório, o eleitor não perde tempo e muda, mesmo tendo a possibilidade de mantê-lo.

Não vou discutir aqui se isto é bom ou ruim. Há quem diga que a falta de continuidade é a responsável pelo grande endividamento do Estado. Tudo é uma questão de escolha, e os gaúchos não têm medo de arriscar pela mudança.

Acabar com a reeleição, alongando o mandato do Executivo, como alguns propõem, pode não ser a solução mais adequada, e os gaúchos estão aí de exemplo.

Está bom, continua; está ruim, tira.

O brasileiro pode fazer isso a cada quatro anos, é um tempo considerável.

A reeleição não é o problema; o grau de exigência, sim.

Dilma foi reeleita com uma margem apertada, a oposição nunca esteve tão próxima de se tornar a maioria. Tudo indica que o nível de exigência foi, por enquanto, o maior legado dos protestos de 2013.

Na eleição presidencial, o país mostrou-se mais insatisfeito, mas não a ponto de trocar o governante.

Tudo é uma questão de escolha, e reside aí o bem maior da democracia: ter a oportunidade de optar por continuar ou mudar.

Há, também, a possibilidade de mudar continuando. Se não mudar, você pode fazer como os gaúchos. Não reeleja e tire o governante da mesma forma como o colocou no cargo. Pelo voto.

* Artigo publicado originalmente pelo editor na edição de 03-11-14 da Gazeta de Limeira

** Crédito da imagem: universoasfixia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário