Notícias sobre Justiça, leis e a sociedade: fatos e análises.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Sem motivo para euforia

A pesquisa da Delta Economics & Finance publicada pela revista Exame, na qual situa Limeira como a 29ª melhor cidade para se viver, foi recebida com euforia pelo governo Hadich, a ponto de virar publicidade institucional da Prefeitura.

Duvido que, se Limeira ficasse no 90º lugar, entre as piores, haveria propaganda, o que mostra que esta não foi feita para informar a posição de Limeira num ranking, mas porque a cidade ficou em posto no qual é vantajoso politicamente para o governante de plantão divulgá-lo.

Silvio Félix era mestre nisso. Cansei de vê-lo gabar-se de levantamentos que mostravam índices positivos para Limeira, bem como cansei de vê-lo fugir ou desviar o foco (sem propaganda institucional) quando outros levantamentos mostravam panorama contrário.

Fiquemos no item segurança.

Félix vivia dizendo que a cidade não era violenta, pois usava apenas o índice de homicídios - que realmente caiu -, mesmo parâmetro que a Delta Economics avaliou e empolgou o governo Hadich.

Esquecem, porém, que a percepção de insegurança é até mais nítida quando os índices de assaltos e furtos estão altos - esta, sim, uma realidade de Limeira.

O maior patrimônio é a vida, o bem mais precioso a ser preservado, mas, se sairmos às ruas para checar se os limeirenses, de fato, sentem essa realidade de que estamos bem em segurança, certamente teremos um resultado bem diferente.

Mostrar indiferença à pesquisa da Delta também é enganoso, se pensarmos que os critérios aplicados a Limeira também o foram às outras cidades, o que iguala eventuais distorções.

Ainda assim, a euforia é injustificável.

A maior pontuação da pesquisa é para a existência de plano diretor, legislação específica, políticas públicas. Convenhamos, é o básico.

A segunda maior pontuação refere-se a dados de desigualdade de renda, pobreza, itens cujos dados disponíveis datam do censo de 2010.

Insisto: em vários índices, Limeira não deve nada a outras cidades, como o caso de saneamento básico, mas daí a pintar a cidade como uma maravilha são outros quinhentos.

Ao divulgar a pesquisa, Hadich vangloriou-se da segurança pública: "Valorizamos os agentes e resgatamos o prestígio da corporação [GCM]. Agora temos viaturas, fardamento e coletes balísticos novos. Limeira é referência para outras cidades".

Dois dias depois, uma mulher foi executada em plena luz do dia em bairro próximo do Centro.

No mesmo dia em que a Prefeitura propagandeava que "vivíamos em uma das melhores cidades do Brasil", o assassinato foi um contraponto: a dura realidade e a percepção dos limeirenses no dia a dia ainda são os melhores meios para constatarmos se, de fato, vivemos nesta maravilha toda expressada em frias estatísticas.

Há motivos para comemorar, mas com cautela e sem ilusões.

* Artigo publicado originalmente pelo editor na edição de 15-12-14 da Gazeta de Limeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário