Notícias sobre Justiça, leis e a sociedade: fatos e análises.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Simplificação ingênua

Candidato Osmar Lopes (PT) é ingênuo ao tentar desqualificar a pesquisa Limite/Gazeta tentando simplificá-la numa transformação numérica e dizendo que menos de mil eleitores ouvidos não representa o total do eleitorado limeirense.

Por essa ótica, os mil e poucos ouvidos pelo Datafolha, que mostraram o recorde de popularidade do presidente Lula, também não representariam o sentimento do País.

Como se vê, o PT vangloria-se quando lhe é favorável e desce lenha quando está por baixo. Toda a pesquisa é feita por amostragem e espelha o momento da consulta. Qualquer aluno que estude matemática sabe disso.

Seria interessante, se há dúvidas em relação ao percentual apontado - a pesquisa põe Lopes com 0,8% das intenções de voto, Osmar encomendar uma pesquisa a outro instituto e divulgar o resultado em seu programa. Certamente não o faz porque não aparece em posição privilegiada.

Ao que tudo indica, o PT recuará em termos de votação nesse ano. Em 2004, o candidato do partido, Wilson Cerqueira, teve uma votação expressiva, se comparada com pleitos anteriores. Foi muito bem votado, o que o credenciaria a pelo menos tentar uma vaga na Câmara, onde fortaleceria a oposição ao governo Félix. Mas a saúde de Cerqueira não o ajudou e ele preferiu ficar fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário