Notícias sobre Justiça, leis e a sociedade: fatos e análises.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Ex-secretário José Augusto será lembrado por 2 coisas: "laranjinhas" e a eterna licitação do transporte coletivo

Sempre (e às vezes surpreendentemente) calmo, o empresário José Augusto Ferreira de Camargo deixou ontem o cargo de secretário do Transportes, alegando motivos pessoais. Será substituído por Ítalo Ponzo, que ganha cada vez mais status de braço direito do prefeito Sílvio Félix.

A passagem de Camargo no comando da pasta começou de forma pouco comum. Como a pasta era agregada à Secretaria de Obras, levou um tempo enorme para que ele passasse da condição de futuro secretário de Transportes para efetivo. Camargo "estagiou" na função, uma vez que Félix demorou para completar o desmembramento.

Seu período à frente da Secretaria ficará marcado por duas coisas. Uma foi a implantação dos agentes de trânsito, os "laranjinhas", para desempenhar tarefas antes delegadas à guardas municipais. Projeto positivo em sua concepção, mas que, até o momento, não se mostrou o mesmo na ação. A atuação dos agentes na aplicação de multas recebe muitas críticas.

O segundo ponto foi a licitação do transporte coletivo, que demorou quase inexplicáveis dois anos para culminar em um vigoroso aumento da tarifa, sob a promessa de melhorias na modernização do sistema. Os planos apresentados por Camargo para o setor também são bons no papel. A população espera, principalmente após o aumento da passagem, que as estratégias se concretizem.

Camargo deixa a pasta na condição de investigado pelo Ministério Público, conforme este blog mostrou recentemente. Denúncias de diversas irregularidades no setor de trânsito da Prefeitura levaram à instauração de um inquérito civil. Mas foi, também, em sua passagem na pasta, que começou a elaboração de um Plano Diretor de Trânsito, algo necessário hoje em qualquer cidade que mire o desenvolvimento. Se der certo no futuro, Camargo deixará sua contribuição à cidade.

Ítalo, por sua vez, se fortalece. Se tiver sucesso à frente da modernização do transporte coletivo, ganhará visibilidade suficiente para chegar a 2010 com um bom capital político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário