Notícias sobre Justiça, leis e a sociedade: fatos e análises.

domingo, 12 de abril de 2009

Aproximação de Dilma e MST é ruim para Félix

O calendário 2010 pode atravessar diretamente as pretensões do prefeito Sílvio Félix (PDT) de ganhar a disputa que trava com a União, Incra e MST pelo Horto Florestal Tatu.

A Folha de S.Paulo deste sábado noticiou que o Planalto planeja uma aproximação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a preferida do presidente Lula para sucedê-lo, e os movimentos sociais. A diminuição de resistência, segundo o jornal, mira especificamente o Movimento dos Sem Terra (MST), onde o foco de desconfiança é maior.

Diz a Folha On Line: "O presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Rolf Hackbart, foi escalado para montar uma agenda 'com a cara da ministra' nos assentamentos de reforma agrária pelo país afora". Diminuir a resistência do MST é fundamental, segundo a reportagem, até para solidificar os movimentos sociais como base aliada da ministra, vista hoje como muito alinhada ao segmento de agronegócios.

Como já escrevi anteriormente, o Ministério do Planejamento tem uma posição confortável atualmente sobre o Horto. Paulo Bernardo, ministro da pasta que cedeu o Horto ao Incra para reforma agrária, é um dos homens-chave de Lula em Brasília, e não irá dificultar a atuação do Incra para aproximar Dilma do MST. Ponto para Lula, ruim para Félix.

Na quinta-feira, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) ainda gracejou ao dizer que irá convidar Dilma para chupar laranja em Limeira. Resta saber se a ministra, que já conversou recentemente (e muito rapidamente) com Félix sobre o Horto, irá na contramão de todo o plano arquitetado pelo padrinho político para pavimentar sua ida ao principal cargo do País em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário