Notícias sobre Justiça, leis e a sociedade: fatos e análises.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Site cria página para acompanhar repercussão de atentado à casa de jornalista

O site Jornalistas.blog.br criou uma página específica que mostra a repercussão na imprensa do inadimissível atentado sofrido pelo jornalista e editor do site, João Leonardi, em sua residência nesta semana.

O caso merece rigorosa apuração, uma vez que o que está em jogo, além da segurança da família do jornalista, é a própria segurança profissional de uma classe que insiste em ser intimidada de diversas formas, que vão de ameaça, notificações extrajudiciais, medidas cautelares pedindo censura até, agora se constata em Limeira, balas no portão na escuridão da madrugada.

Fatos que não podemos admitir em um estado democrático de direito.

Sugiro à polícia que peça à Prefeitura que forneça as imagens das câmeras de monitoramento mais próximas da região onde mora o jornalista, para que se averigue os carros que tenham passado pelas imediações da Vila Esteves no horário dos disparos.

O atentado coincidiu, aliás, com uma proposta lançada pela procuradora Janice Ascari, de federalizar os crimes cometidos contra jornalistas. Outra ideia das associações de classe é que estes crimes tenham prioridade no Judiciário.

Enquanto isso fica no plano das ideias, cabe à sociedade reverberar esses casos para que o que parece ser mais um crime entre outros tantos que acontecem diariamente seja, de fato, apurado com atenção especial, sob pena da insegurança e impunidade afetar seriamente uma classe da qual ela precisa.

2 comentários:

  1. Analise perfeita da situação, caro Rafael, com ótimas sugestões. Somos grato pela solidariedade!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Daniel! É uma obrigação moral e profissional repudiar o ato sofrido pelo colega de profissão João Leonardi.

    ResponderExcluir

Envie seu comentário