Notícias sobre Justiça, leis e a sociedade: fatos e análises.

terça-feira, 2 de março de 2010

Estudo aponta Limeira em grupo seleto de economias multissetoriais do Estado

Metodologia desenvolvida pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) coloca Limeira num seleto grupo de 27 municípios do Estado classificados como "multissetoriais", por apresentarem "estrutura produtiva complexa em que, além da indústria, sobressai o setor de serviços, principalmente os mais sofisticados".

O mais recente estudo, publicado em dezembro, baseou-se em perfis de produção fornecidos pelo cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) - soma das riquezas geradas pelas economias locais - de 2007.

De acordo com o Seade, a classificação vem da necessidade de se compreender melhor o perfil produtivo dos municípios, além de constatar o impacto da atividade econômica local no desenvolvimento do Estado.

No grupo de Limeira, que responde por 58,7% do PIB do Estado, estão, conforme o estudo, além da capital do Estado, grande parte dos integrantes das regiões metropolitanas de São Paulo (como Barueri, Carapicuíba, Cotia, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco), da Baixada Santista (Santos, Guarujá, São Sebastião), e importantes centros administrativos regionais (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Franca, Ribeirão Preto, São Carlos).

Para o Seade, devido ao perfil econômico, o grupo em que Limeira está inserida pouco contribui para o desempenho estadual da agropecuária em termos de valor adicionado (soma de bens produzidos, após deduzidos os custos dos insumos utilizados na produção).

A análise é um indicativo de como Limeira deixou de ser um polo na agricultura - teve destaque até a década de 80 na produção de laranja - e passou a ter economia multifacetada, apesar de não ter atraído grandes empresas nos últimos 30 anos.

Na região, Americana, Piracicaba, Santa Bárbara D’Oeste e Rio Claro foram classificados pelo Seade, ao lado de outras 23 cidades, como municípios de perfil industrial com relevância no Estado - possuem estrutura mais fortemente baseada na produção industrial e respondem por 21,2% do PIB estadual.

Araras e Mogi Mirim figuram no grupo de 63 cidades de perfil agropecuário com relevância no Estado - distribuídos pelo interior e que detêm 4,6% do PIB estadual.

Cordeirópolis e Engenheiro Coelho aparecem na relação de 174 municípios - a mais numerosa do estudo - com perfil de serviços; já Iracemápolis tem perfil industrial, assim como outras 199 cidades.

Dinâmica

A diversidade produtiva de Limeira, que levou-a à classificação de economia multissetorial, é demonstrada por indicadores compilados pelo Ministério do Trabalho, por meio da Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Os três segmentos mais fortes no município tiveram evolução semelhante entre 1991, primeiro ano com dados oficiais, e 2007, período que o Seade usou para classificar Limeira como município multissetorial.

Em 1991, Limeira tinha 800 estabelecimentos prestadores de serviço, número que, em 2007, estava em 1.690 - a participação desse segmento passou de 25,6% para 29,2%.

No mesmo período, o comércio viu sua presença aumentar de 37,4% (1.169) para 42,2% (2.438).

Mesmo sem grandes empresas se instalando na cidade, a indústria também evoluiu percentual e quantativamente - de 18,3% (573) para 20,5% (1.189).

Em nota, a Prefeitura de Limeira se manifestou dizendo que o plano sempre foi buscar uma economia aberta para não ficar refém de apenas um ou outro setor.

"Se uma cidade tem sua economia base em um setor industrial, e se esse setor, por algum fator nacional ou internacional, tiver problemas de viabilidade em um ano, toda a cidade sofre se o setor for mal. Por isso Limeira tem pelo menos sete ou oito frentes fortes, sem analisar a ordem: papel, alimentação, metalúrgica (setor automobilístico), joias, produtos para crianças, agricultura e nos setores de serviços, onde a movimentação é grande pela própria varidade de indústria, além da dinamicidade na construção civil".

A Prefeitura lembra também que o serviço público é um impulsionador do comércio e da prestação de serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário