Notícias sobre Justiça, leis e a sociedade: fatos e análises.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Íntegra do trecho do discurso em que Eliseu faz referência à Dilma como assaltante de banco

Leia abaixo a íntegra do trecho do discurso do presidente da Câmara, Eliseu Daniel dos Santos, em que ele diz que Serra não foi assaltante de banco como a outra candidata, que Delúbio Soares é ladrão, e em que dá conselho para o diretório nacional do PT extinguir o cargo de tesoureiro. Quem quiser assistir o vídeo clique aqui, são os vídeos de números 22 e 23:

"Diante da própria postura dele [Ronei], há uma manifesta intenção de denegrir a imagem do governador do Estado de São Paulo. Eu não defini em quem vou votar, muito provavelmente meu partido deva apoiar a Dilma, mas isso não necessariamente me obriga a votar na Dilma.

Meu partido é meu partido, eu sou eu, o voto é secreto e universal, talvez... eu ainda vou definir, muito provavelmente eu vote no Serra, mas independente do meu voto ou não, além de tudo isso. (interpelado pelo vice-presidente da Mesa, César Cortez, que lhe lembra de Marina Silva). É, mas a Marina não, não, na minha lista ela não entra, vereador,...

É, gostaria de lembrar os vereadores que acompanham eu desde o primeiro mandato, Miguelzinho [Lombardi, do PR] estamos juntos aqui desde 2000, né Miguel? Eu lembro do vereador Mauro Zeuri, teve uma vez que ele apresentou uma moção de protesto ao ex-presidente Fernando Henrique [Cardoso, do PSDB] e, na época, eu fiz um discurso, inflamado, defendendo a instituição Presidente da República.

Na época, eu falei, olha, eu sou contra, porque nós temos que poupar a instituição Presidente da República, e uma moção de protesto é algo muito forte, porque não é uma manifestação isolada de alguém, mas sim o posicionamento de uma instituição, de um poder constituído, a saber, o Poder Legislativo do Município de Limeira.

Nós estamos protestando contra o governador do Estado, que pode vir a ser presidente da República. Lembrando que este governador do Estado, recentemente, veio a Limeira, destinou tantas verbas à Limeira e, eu acho que uma questão isolada dos professores... uma coisa é você apoiar os professores, outra coisa é você protestar contra o governador do Estado por uma greve que, segundo estatísticas da Apeoesp, sindicato, 80% está aderindo e, segundo a Secretaria de Estado da Educação, cerca de 1%. É muito discrepante estes números, eu não consigo enxergar... essa distância.

Que estão em greve, estão, mas 80% estão em greve? É real isso? Nós, digo Poder Legislativo de Limeira, vamos comprar uma briga que não é necessária. Acho que podemos apoiar os professores, reivindicar a luta dos professores sem a necessidade de fazer uma moção de protesto ao governador do Estado de São Paulo.

E voltando a falar da moção do presidente Lula na época [na verdade foi de Zeuri contra FHC], foi rejeitada à época porque os vereadores, presidente Fernando Henrique [ele se corrigiu], porque os vereadores tiveram o mesmo posicionamento, de preservar a instituição Presidente da República e, curiosamente, passou-se os anos, Mauro Zeuri deixou a política, aliás, faz até falta, porque (risos) precisamos de alguém aqui para matar a sessão... o Mauro tinha, ele que me desculpa a ausência, ele embolava a sessão, fazia medo, ééé... o vereador, se não me engano, o vereador Joaquim fez uma moção de protesto contra o presidente Lula, lembra disso vereador Miguel? Eu, por coerência, votei contra também, preservando a instituição Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Gosto do Lula? Jamais. Votei no Lula? Nunca, mas respeito a instituição Presidente da República. Não votaria! Pode fazer uma moção de protesto ao presidente Lula por ele ter dado as costas, os manifestantes políticos de Cuba, lá que o Orlando Zapata morreu de fome... se o vereador fizesse uma moção de protesto contra o presidente Lula por causa disso, eu voto contra! Porque eu preservo a instituição da República. Então, essa coerência eu mantenho e acho que nós aqui, Poder Legislativo, não pode votar uma moção dessa. Porque? Se essa moção de protesto for assinada, o autor é o vereador Ronei, só que quem vai encaminhar ela ao governador do Estado, vai ser a Mesa Diretora, eu e o vereador Farid e, querendo ou não, isso pode prejudicar Limeira. Limeira, por uma briga de uma categoria que eu acho justa, legítima.

Agora, eu sinceramente não estava lá, não vi o que aconteceu, porque, quem viu os noticiários, do dia que a Guarda Municipal tava aqui querendo bater em alguns vereadores e a Polícia entrou em ação, quem estava aqui viu que nós éramos as vítimas e a polícia agiu dentro do rigor da lei. Agora, eu não estava lá, eu não posso dizer que a polícia não agiu com o rigor da lei em relação a esses manifestantes.

Agora, não é novidade pra ninguém que existe infiltrado na Apeoesp, eu acho que na Apeoesp 100% é petista. A começar aqui em Limeira. Vamos pegar todo mundo da Apeoesp, o Toledo tava aqui, não está mais, foi embora, mas a Érika da Apeoesp já foi candidata a vereador, a Silvana já foi candidata a vereadora, todo mundo do PT.

Ou seja, o PT está usando nós, Poder Legislativo, para protestar contra o Serra, governador Serra, por uma questão que é de uma categoria específica, e como fica o Poder Legislativo de Limeira? Nós vamos entrar nessa briga? Uma coisa é você defender os direitos humanos, uma coisa é você defender uma causa, outra coisa é você protestar contra um governador de Estado.

Lógico que compete ao vereador negociar, mas custo a crer que o governador tenha dado ordem de se bater contra manifestante, e também eu não estava lá para saber se manifestante tacou pedra contra a polícia. Então, são estas coisas que eu acho que, esse tipo de coisa, você tomar um partido amplo em relação a isso é complicado e você compromete todo um Poder Legislativo, uma cidade, por uma situação isolada.

Volto a dizer, se fosse feita uma moção de protesto ao presidente Lula pela roubalheira do PT, incluindo aquele tesoureiro do PT, aliás o PT não pode ter mais tesoureiro. O Delúbio [Soares] caiu porque era ladrão, o outro caiu porque era ladrão, e esse que tá lá também é. Acho que, um conselho ao diretório nacional do PT, se reunir e extinguir o cargo de tesoureiro, criar um cargo, sei lá, dar um outro nome, economista do diretório nacional, quem sabe esse economista não vai ter caixa 2 e não roubar mais, porque tá feio Dr. Fernando, tá feio a coisa, viu? É que os petistas não leem a Veja. A Veja traz provas, robustas, eles falam: não, é tudo manifestação política.

Então... insisto com os senhores vereadores, eu não voto a moção, mas se eu votasse, votaria contra e peço encarecidamente aos colegas... vereador Mário, se vossa excelência fizesse moção de apoio a grevistas, eu assino com vossa excelência. Vereador Miguel, se vossa excelência uma moção de apelo ao governador, de novo, para que ele atenda reivindicação dos professores, eu assino junto, mas moção de protesto contra o governador, em ano eleitoral, o governador está em vistas de sair candidato a presidente da República, está liderando as pesquisas de intenção de voto, graças a Deus voltou a subir, então nós não podemos, gente, entrar numa briga que não é nossa, por uma questão que não é nossa.

Limeira já foi prejudicada demais. Quem não se lembra da época que o ex-prefeito achou que seria candidato a vice do governador e o governador que pode ser governador de novo, não gostava de Limeira por causa disso. Quanto que nós perdemos porque o Geraldinho (risos), o Pedrinho [Kühl] usava esse termo, o Geraldinho, o Geraldinho, e por aí vai! Não podemos correr esse risco. Já não temos deputado estadual, não temos deputado federal, intrigante, intriga a gente, vereador César, muita liderança política de Limeira já fechando apoio a candidato de fora, lamentavelmente isso está acontecendo de novo, e nós não podemos entrar numa briga dessa!

Então, novamente eu falo. Se for uma moção de apoio, tudo o que for possível fazer pelos grevistas, nós fazemos, mas votar uma moção de protesto contra o governador, não. Não acho justo, não acho correto, mesmo porque a postura, a biografia do governador José Serra é uma biografia muito limpa. Ele não foi assaltante de banco, como a outra candidata foi. Ele foi exilado político, ele foi contra a ditadura. O histórico de vida do José Serra é uma história de vida invejável. Foi ministro da Saúde, combateu com firmeza o tabagismo, defendeu e combateu a questão dos remédios genéricos, enfrentando grandes multinacionais aí da farmacologia. Então, pelos méritos dele, na educação ou não, o Serra trouxe benefícios para a cidade.

Não vou discutir plano de governo, não sou candidato a governador, não sou candidato a prefeito ainda, quando eu for eu vou discutir essas questões, mas eu não sou ainda. E o povo paulista, o povo bandeirante, está votando e está aprovando o governo dele, tanto que as aprovações dele no Estado de São Paulo são ótimas. Agora, vamos comprar uma briga que não é nossa e protestar contra o governador?

Olha, eu vou dizer pros senhores, se essa moção for aprovada, é que é dever do ofício meu assinar e mandar pro governador, senão dá improbidade administrativa pra mim, mas eu vou ficar numa tremenda saia justa de mandar uma moção de protesto para o governador, porque esta é minha função, o Farid vai assinar junto comigo também. Então, peço aos colegas, vamos votar contra, já que o colega [Ronei] declarou, em alto bom som, que ele tá fazendo política, que ele quer que a Dilma ganhe, que ele quer prejudicar o Serra, vamos votar contra, não vamos ser usados, não, para beneficiar a Dilma, senhores vereadores, independente do voto de cada um.

O Poder Legislativo de Limeira não vai ser usado, não, não vamos deixar isso acontecer, não, conclamo aos senhores para votar contra essa moção se o nobre colega concordar em retirá-la, acho muito mais coerente e ética da parte dele pra que nós todos não venhamos a sofrer nenhuma interpretação equivocada a respeito dessa moção. É só, senhor presidente, muito obrigado pela atenção!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário