Notícias sobre Justiça, leis e a sociedade: fatos e análises.

sábado, 13 de dezembro de 2008

MP denuncia 2 por fraude de R$ 70 mil no RH da TRW

O Ministério Público (MP) de Limeira ofereceu denúncia à Justiça contra dois ex-funcionários da multinacional TRW Automotive acusados de agirem em conjunto para fraudar o programa chamado "Projeto Criação", que estimula a criação de projetos que tragam benefícios à empresa em troca de uma recompensa em dinheiro.

O ex-funcionário Adriano Luís Vieira, 27, e o ex-estagiário do departamento de Recursos Humanos (RH) da empresa, Gláucio Henrique Prado, 21, foram denunciados por crime de estelionato continuado por pelo menos 143 vezes. Adriano, morador do Jardim Lagoa Nova, foi citado pela Justiça, por meio de edital, para responder a denúncia, oferecida em 28 de outubro.

De acordo com a denúncia, Gláucio atuava como estagiário no RH e era responsável pela conferência dos pontos do programa, que é destinado à implementação de melhorias contínuas nas células de trabalho. Os autores das boas sugestões, segundo a TRW, recebem prêmios e o reconhecimento da empresa.

Entretanto, segundo apurado, a dupla cadastrava projetos inexistentes ou superfaturava as pontuações, falsificando em muitos projetos a assinatura do supervisor do programa Sidnei Rubio. Em alguns projetos apresentados por Adriano, o estagiário atribuiu valor máximo de pontuação sem qualquer critério, fazendo com que o colega fosse beneficiado com valores em dinheiro do prêmio, indevidamente, segundo a denúncia oferecida.

Em outras oportunidades, a dupla teria arregimentado outros funcionários da empresa, emprestando os nomes deles e documentos para executar o estelionato. Em razão das fraudes praticadas, enganando a diretoria da TRW, os dois acusados obtiveram ilicitamente quantia aproximada de R$ 70.306,00. O caso foi investigado pela equipe do 3º Distrito Policial e entregue a Justiça em julho de 2007.

A pena prevista no Código Penal brasileiro para o crime de estelionato é de 1 a 5 anos de reclusão e multa. Como houve crime continuado em diversas vezes, a punição pode ser aumentada de um sexto a dois terços da pena. A ação penal tramita na 2ª Vara Criminal de Limeira, sob análise do juiz Luiz Augusto Barrichello Neto.

5 comentários:

  1. gostaria de saber se o estágiario glaucio henrique do prado pode ser preso,ou já esta.isso que eles cometeram é muito grave

    ResponderExcluir
  2. com o nome sujo o estagiario glaucio pode fazer faculdade

    ResponderExcluir
  3. qual o tipo de punição para quem provoca um estelionato assim.

    ResponderExcluir
  4. ficamos sabendo que o pai do glaucio esta morrendo de vergonha pelo ato do filho.apesar dele tentar dinheiro do pai dele também,da pena,do pai!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, creio que ele está respondendo em liberdade. Como está escrito na matéria, a pena é de 1 a 5 anos e será multiplicada por 143 (número de fraudes detectadas), fora os agravantes.

    Obrigado pela leitura do blog.

    ResponderExcluir

Envie seu comentário