Notícias sobre Justiça, leis e a sociedade: fatos e análises.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A nova (e velha) tropa de choque de Félix na Câmara

Félix continuará tendo a maioria na Câmara, suficiente para abafar, em tese, movimentos mais ferozes da oposição. E sua tropa de choque terá velhos companheiros, mas também novos.

Com a morte de Cover, caberá a Elza Tank (PTB), que teve mais votos que Osmar Lopes, a tarefa de mediar as batalhas com a oposição e liderar os novatos. Por isso, Félix certamente não a convidará para reassumir alguma secretaria, pois a petebista terá papel fundamental no próximo quatriênio.

Como esperado, Eliseu (3º mandato), Cortez (4º mandato) e Miguel Lombardi (3º mandato) confirmaram suas vagas. Cortez, sempre pensando no futuro, é o único que teima, às vezes, fingir ser um oposicionista. Mas certamente vai querer ser ungido com o apoio de Félix para uma vaga na Câmara dos Deputados ou na Assembléia Legislativa em 2010. Carlinhos Silva, com o segundo mandato consecutivo, firma-se como bom amealhador de votos.

Dr. Raul (PMDB) desbancou os favoritos Pilon e Pastor Nilton Santos e irá para seu primeiro mandato, no campo de Félix. O pedetista ainda terá o escudeiro Farid, que retorna à Câmara.

Há a possibilidade de o professor voltar para a pasta da Cultura, o que daria a vaga para Serginho Sterzo, filho do secretário de Desenvolvimento. Na conta política, nada muda, exceto o fato de que a ida de Sterzo Filho seria mais uma renovação nos quadros do PDT. Mas acho que Farid, após ter tido carta branca para tocar seus projetos na Secretaria, deverá mesmo assumir a vaga no Legislativo.

Piuí, líder do bairro da Cecap, e Mário Botion, com forte atuação entre entidades assistencialistas, mostraram a força do PR, partido comandado por Renê Soares. Piuí começou cedo a campanha; ainda em maio, ligava nas redações dos jornais denunciando situações precárias do seu bairro. Mas, na Câmara, deve ficar no time do atual comandante da Prefeitura. Botion gastou muito para eleger, e conseguiu pela persistência.

Delegada Nilce só entrou por causa de Elza, a recordista de votos do PTB. Sílvio Brito também é novidade, eleito com a força do movimento da Renovação Carismática. Os dois completam a equipe de Félix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário