Notícias sobre Justiça, leis e a sociedade: fatos e análises.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Fórum esvaziado

Era de se esperar.

O Fórum Empresarial, iniciativa de Félix para ressuscitar o fracassado "Limeira 2020", esfriou com a entrada do ano eleitoral.

As lideranças assumiram o compromisso de apresentar a cada três meses os resultados das propostas de melhoria para o desenvolvimento.

O último encontro ocorreu, se não me engana a memória, em setembro ou outubro do ano passado.

Portando, passou da hora de mostrar os resultados a sociedade.

A demora em um novo encontro, parece-me, mais um exemplo de que nada avançou, nada de algum resultado concreto para apresentar.

Uma pena, mais uma vez. A idéia era muito boa para ser desperdiçada.

Do desenvolvimento econômico

O número de novos postos de trabalho cresceu 5,8% no primeiro trimestre de 2008, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Apesar de Limeira passar longe de posições destacadas no ranking do Ministério do Trabalho, os dados do município neste começo de ano já são melhores que 2007, segundo melhor desempenho da cidade na década.

Ainda acho que Limeira está criando empregos mais em conseqüência do crescimento da economia como um todo que fruto de planejamento. Vale lembrar que a atual administração fechará o ciclo de quatro anos sem alavancar um distrito industrial pra contar histórias.

O Parque Tecnológico, em parceria com a Unicamp, não tem prazo para ser implementado.

Com isso, vivemos da esperança de aumento de investimentos das empresas que aqui estão instaladas, como Ajinomoto, ArvinMeritor e TRW.

É pouco para um município que já foi referência econômica no passado. Hoje, sem dúvida, Limeira parou no tempo. O que não ocorreu com as demais cidades.

Veja os premiados pelo Dia do Empreendedor: são sempre os mesmos. Ajinomoto, ArvinMeritor e TRW.

Na área de desenvolvimento econômico, Limeira precisa de mais ações que palavras.

Perspectiva otimista

Um estudo do Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão ligado ao Estado, mostra que a região de Limeira é a segunda mais mecanizada na colheita da cana-de-açúcar em São Paulo, com índice de 62%, atrás apenas de Orlândia.

Segundo o instituto, nossa região deve atingir facilmente o protocolo agroambiental que prevê a eliminação das queimadas até 2014. Será uma das primeiros a cumpri-lo.

Uma lei municipal proibiu a queimada nos últimos anos, o que foi um avanço. Mas volta e meia o município sofria com os efeitos das queimadas das cidades vizinhas. A pesquisa do IEA indica uma perspectiva otimista para um futuro não muito distante.

De quem é o filho?

Félix irritou-se com a revelação feita por este blogueiro de que Limeira despencou 37 posições no ranking nacional do ensino médio, elaborado a partir das notas do Enem nos últimos dois anos.

Segundo ele, esses alunos de hoje são os que fizeram o ensino fundamental na época dos ex-prefeitos Pedrinho Kühl e José Carlos Pejon, e não no governo dele.

Nesse caso, é válido dizer que os estudantes de 5ª a 8ª série do ensino fundamental que ficaram com o melhor desempenho nacional em 2005 numa "simulação" de notas feita pelo MEC – tanto propalado por Félix como o exemplo de que esta cidade tem futuro – também não fizeram o ensino de 1ª a 4ª série em seu governo, e sim na época em que os tucanos administravam o município.

Legitimação do erro


Em tempo: o primeiro TAC assinado pelo MP do Trabalho com a Prefeitura, datado de 2003, desmontou duas ações que a Promotoria da Cidadania preparava contra os ex-prefeitos Pedrinho Kühl e José Carlos Pejon.

O acordo legitimou as irregularidades ao dar um prazo para a Prefeitura se adequar às exigências.

Auditoria de risco

Em breve, a procuradora do Trabalho, Cláudia Marques de Oliveira, fará uma diligência na Prefeitura para uma "varrição" nas suspeitas de irregularidades na contratação de trabalhadores sem concurso público.

Há muito, a procuradora não vem gostando da demora da Prefeitura em fornecer as informações pedidas.

E desde que um termo foi firmado em dezembro de 2006 pipocam denúncias de contratação irregular e de não atendimento ao compromisso que, diga-se de passagem, foi assinado pelo próprio prefeito Sílvio Félix.

Nepotismo, cargos de comissão ocupados indevidamente, contratação emergencial injustificável, são alguns exemplos que devem ser averiguados "in loco" pelo MPT na Prefeitura.

Se comprovado o descumprimento do TAC, a Prefeitura terá de pagar uma multa salgada: R$ 5 mil por dia. É esperar pra ver...

Análise

A pesquisa de intenções de voto publicada neste domingo, 20, pela Gazeta, mostra Félix numa dianteira tranqüila na corrida eleitoral de outubro.

Os 41% dão-lhe folgada vantagem contra os principais adversários. Mostra também que os escândalos das apostilas e da merenda não são páreos para influir no voto dos limeirenses tanto quanto as sucessivas obras que vem implementando.

Félix só terá a reeleição ameaçada se a oposição unir-se em torno de um nome. E olhe lá.

Quintal está com as contas da campanha de 2004 rejeitadas pelo TRE, o que em tese ainda lhe ameaça a candidatura.

Pejon enfraqueceu-se politicamente ao ser salvo pelo time de Félix no Legislativo.

Cortez ainda não tem projeções de voto parecidas com o resultado de sua última tentativa para deputado.

O PT de Limeira, ao que tudo indica, deve ser novamente coadjuvante.