Notícias sobre Justiça, leis e a sociedade: fatos e análises.

sábado, 17 de novembro de 2007

Bastelli na Acil

Apresentador Reinaldo Bastelli será eleito presidente da Acil no próximo dia 27, conforme revelado pelo jornalista Carlos Chinelatto. Concorre, até o momento, em chapa única. Não deverá aparecer ninguém até lá para a disputa. O próprio Renato Maluf, dirigente atual, garante.

Mais um do PCC

Delegacia de Investigações Gerais (DIG) prendeu duas pessoas na tarde de sexta-feira. Informação apurada dá conta de que um deles seria integrante do PCC. Segunda-feira pode ter revelações.

Sair da cadeia, tão fácil assim?

Tem mais gente grande envolvida no caso do suborno de um carcereiro pela acusada de estelionato Renata Drago Rossi, presa em Leme, para poder visitar a família em Limeira. Sair mais de 15 vezes da cadeia sem ninguém suspeitar?

Aí tem coisa. Delegado Capello preferiu cuidar pessoalmente do flagrante de quinta-feira. Mais três carcereiros são investigados.

Conversei com uma das vítimas de Renata. O humilde homem, já na casa dos 60 anos, foi enganado num empréstimo oferecido por ela. Perdeu R$ 6 mil, até hoje pedido na Justiça e parado na impunidade do País. Quando soube da nova prisão da algoz por suborno, procurou a imprensa para desabafar.

Renata responderá, agora, a seu 16º processo. Crime: corrupção ativa. Pena prevista em caso de condenação: de 2 a 12 anos de reclusão.

CPI ou não?

E a tal da 5ª assinatura para abrir CPI da Merenda, sai ou não sai? Quem vai se indispor com o líder nas pesquisas para as eleições 2008 a menos de um ano do pleito? Sinceramente, ainda que haja a CPI, tenho certeza que os resultados serão frustrantes.

Nossa Câmara, infelizmente, é fraquinha e indigna da responsabilidade nobre de fiscalizar os atos do Executivo. Foi assim nos últimos três anos. Se mudar agora, ainda que por decisão sábia, cairá no fisiologismo execrável da política.

Ficou 'branco'

Félix ficou "branco" ao receber das mãos do colega Cláudio Bontorim uma cópia da decisão do TCE sobre a reprovação do contratato da merenda, entregue a meu pedido e de decisão da chefia da redação.

Mais do que justo sua assessoria vir a público dizer que mentiu publicamente quando informou, erroneamente, que ninguém teve acesso ao documento.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Prefeito mente

O prefeito Sílvio Félix mente aos limeirenses quando diz que ninguém teve acesso ao relatório em que o TCE reprova a licitação "viciada" feita pela Prefeitura para a merenda, vencida pela SP Alimentação.

Gazeta e Jornal de Limeira tiveram acesso ao relatório e, por isso, publicaram as mesmas decisões. Se o prefeito mente de forma descarada em frente a imprensa e a população, o que fará nas escondidas.

Félix marcou uma entrevista com o blogueiro no dia seguinte a decisão do TCE para explicar a merenda. Não foi. Até agora, não deu sinais que irá falar. Prefere mentir.

Inchaço da máquina pública

O mesmo IBGE mostrou: de 2005 para 2006, o número de empregados na Prefeitura de Limeira, somando os diretos e os indiretos, cresceu 20%. No mesmo período, a média nacional foi de 6,5%. Ou seja, o quadro limeirense aumentou três vezes mais que a média do País.

O sindicato dos servidores diz que não há inchaço e que a inauguração de escolas e creches impulsionam as contratações. A prefeito Sílvio Félix não comentou o assunto, mas deixou bem claro que os números o incomodam. Quando não se há nada a temer, nada a esconder. Se for o contrário....

Ah... quando é que foi mesmo o último concurso?...Ou seja, em 2008, certamente teremos mais que o dobro da média nacional. Que festa!....

Guerra na contramão

Dados do IBGE mostram que Limeira está na contramão da guerra fiscal praticada pela maioria dos municípios. Segundo o instituto, os dois métodos mais utilizados pelos prefeitos para atrair novas empresas são a cessão e a doação de terrenos.

No questionário enviado ao órgão, a Prefeitura admitiu que só faz guerra fiscal com isenções (total ou parcial) do IPTU e do ISS. Nada de cessão ou doação de terrenos nos últimos dois anos. Será que é por isso que as outras cidades ganham tantas novidades enquanto Limeira fica a ver navios quando o assunto é novas empresas?

Bolsa-creche fora do papel

Bolsa-creche parece que vai sair desta vez. A Prefeitura ganha pontos em bancar pelo menos 500 crianças nesse projeto. Pareceu-me desnecessária tanta demora burocrática para pô-la em prática. Só as escolas do sindicato das particulares estão interessadas.

A propósito, nada de fiscalização para apurar as escolas de ensino infantil clandestinas na cidade. Se fossem pressionadas a regularização, haveria mais espaços para ampliar o projeto. Vereador Miguel Lombardi vai usá-lo a torto e a direito na eleição do ano que vem.

Voltando

O blogueiro está de novo na ativa após um período de férias e de turbulências no trabalho de conclusão de curso. Tentarei postar algo novo, mas aviso que a entrega do trabalho será apenas no dia 19.